Contacte-nos

Envie-nos uma mensagem ou ligue para o nosso contacto telefónico, teremos todo o gosto em esclarecer as suas dúvidas.

Pedido de Informações

captcha

BAIÃO – EM TORNO DO ANO ZERO

“Baião – Em Torno do Ano Zero”, da autoria do arqueólogo e professor universitário, Lino Tavares Dias é o terceiro volume da série de 10 livros que constituem a coleção “Em Torno de Baião – Contributos para a História Económica e Social de Baião”, e foi apresentado publicamente no passado dia 6 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Baião.

Nesta obra, Lino Tavares Dias apresenta o território onde se insere hoje o concelho de Baião, numa altura em que este se encontrava em profundas alterações no âmbito dos processos da Romanização sob a égide do Imperador Augusto.

Partindo de Estrabão – geógrafo que trabalhou para o Imperador em torno do ano zero – e dos vestígios arqueológicos conhecidos, o autor sintetiza as alterações culturais, económicas, sociais e políticas ocorridas neste território durante a romanização, e que tiveram fortes repercussões na paisagem e no modo de vida das populações.

Com base no conhecimento dos vestígios arqueológicos e na análise da geomorfologia do território o autor apresenta propostas de povoamento para a região de Baião dando ainda conta das vias fluviais e terrestres utilizadas na altura, assim como as formas utilizadas para a sua integração no mundo romano desde o séc. I ao séc. V.

O livro, cujo grafismo tem a assinatura do Atelier Alves, encontra-se disponível para aquisição nas principais livrarias e no Museu Municipal de Baião.

 

Share this post

error: Conteúdo protegido!